RETINOPATIA DIABÉTICA

A DIABETES PODE CAUSAR ESSE PROBLEMA, E NO HOSPITAL DA VISÃO NOS TEMOS EXPERIÊNCIA NA ÁREA

O paciente portador da doença Diabetes Melitus seja tipo 1 ou tipo 2 pode apresentar esta alteração no fundo dos olhos.

É fundamental que todo paciente portador de diabetes faça pelo menos uma vez por ano o exame de fundo de olho para avaliação da sua Retina.

Na maioria da vezes a Retinopatia diabética não causa nenhum sintoma principalmente nas fases iniciais. Nas fases mais avançadas o paciente pode apresentar embaçamento visual leve, moderado ou mesmo perda da visão.

No exame de fundo de olho o médico oftalmologista pode encontrar alterações da circulação sanguínea da Retina. O exame pode mostrar vazamento de líquidos (Exudatos), hemorragias (sangramentos) na retina, edema (inchaço), isquemia (falta de sangue) enfim há inúmeros achados ao exame.

O estudo da circulação sanguínea da Retina é melhor avaliado através do exame de Angiografia Fluorescente onde o médico injeta um contraste na veia da paciente e realiza fotos estudando a circulação deste contraste dentro do olho do paciente.

Além do exame de fundo de olho deve ser feito sempre um Registro fotográfico da Retina através da Retinografia colorida que além de ajudar no diagnóstico servirá como parâmetro para o acompanhamento do paciente.

Outro Exame que deve ser realizado é a Tomografia de Coerência óptica (OCT) onde o médico oftalmologista irá estudar com mais detalhes as condições da Retina do Paciente.

O Hospital da Visão de Ribeirão Preto oferece aos seu paciente todos os exames e tratamentos para este problema de saúde chamado Retinopatia diabética.