GLAUCOMA

O TRATAMENTO PRECOCE MINIMIZA OS PROBLEMAS DE PERDA DE VISÃO. POR SE TRATAR DE UMA DOENÇA GERALMENTE GENÉTICA.

Glaucoma é uma doença ocular em que há uma perda ou destruição dos neurônios que levam a informação visual do olho ao cérebro. O glaucoma é uma doença multifatorial entre elas causas genéticas, raça, aumento da pressão ocular, enfim vários fatores que podem determinar o aparecimento desta doença.

O grande problema é que se trata de uma doença que, na imensa maioria das vezes, não causa nenhum sintoma e como consequência não leva o paciente a procurar o médico oftalmologista. O Glaucoma só causa sintomas em casos muito avançados onde o paciente já perdeu, de forma irreversível, uma parte muito grande da visão ou ainda nos casos de glaucoma agudo onde há uma elevação muito rápida da pressão ocular e o paciente sente uma dor muito intensa.

O Glaucoma pode ter várias classificações como primário ou secundário, pode ser classificado também de acordo o ângulo entre a esclera pode ser ângulo aberto ou fechado, pode ainda ser classificado de agudo ou crônico.

O Glaucoma mais comum é o crônico de ângulo aberto que acomete pacientes com idade mais frequente após os 40 anos de idade.

No glaucoma o paciente começa a perder visão periférica primeiro, e portanto ele não percebe. A percepção da perda visual ocorre somente nos estágios muito avançados da doença.

E muito importante que todas a pessoas se conscientizem desta doença e faça regularmente consultas ao oftalmologista especialmente se tiver histórico familiar desta doença.

Na consulta o médico oftalmologista irá medir a pressão ocular do paciente e existe um padrão de normalidade. Quando a pressão ocular estiver alta ela deve ser tratada para não causar o glaucoma.

O Exame oftalmológico que demonstra a perda de campo de visão é a Campimetria Computadorizada que deve ser sempre solicitada quando está se investigando o glaucoma, bem como também para o seu acompanhamento durante o tratamento.

O tratamento do glaucoma na maioria das vezes é realizado com colírios que visam baixar a pressão ocular. Quando os colírios não conseguem baixar a pressão é necessário a intervenção cirúrgica para o controle da pressão ocular.

O Hospital da Visão de Ribeirão Preto tem todos os equipamentos para diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos pacientes com Glaucoma.